A exemplo dos anos anteriores, o fabricante paranaense Oneal realizou a edição 2018 de seu Seminário entre os dias 15 e 17 de agosto. Foram três dias de intensas palestras sobre os conceitos básicos do áudio e instalações de sistemas de reforço sonoro, com ênfase em igrejas e ginásios. Foram mais de 200 inscritos vindos de diversos estados do país. No evento ainda foi lançado o novo sistema de line array com vários aperfeiçoamentos na qualidade sonora. Fernando Gabriel, instrutor do seminário, concedeu uma entrevista à Backstage sobre a programação do seminário. A cidade de Apucarana foi sede mais uma vez do maior seminário de áudio no Brasil, em número de participantes. A Backstage - Em sua opinião, quais são as maiores dificuldades que os participantes deste evento têm nas suas atividades profissionais? Fernando - De acordo com o questionário respondido na própria inscrição para o seminário, a maioria não tinha domínio sobre os softwares da Oneal. A empresa tem vários canais de divulgação, desde o marketing, reportagens, como esta da revista Backstage, até material gráfico e em vídeo para ajudar nossos clientes nas mais diversas dúvidas que venham a ter. Com relação a maior dificuldade que os instaladores têm é quanto à com preensão do dimensionamento e instalação da parte elétrica e, em especial, aterramento, tanto que para eles serem credenciados como instaladores estamos exigindo NR10 e NR35. Na sequência, vem o domínio das ferramentas que disponibilizamos, hoje é preciso de domínio da parte de informática, as predições, assim como a própria montagem de um projeto exige conhecimentos básicos de word, excel, AutoCad etc. Técnicas de vendas seria uma grande oportunidade para eles se especializarem ou melhorarem a condição de negociação, mas como o Seminário é técnico fica difícil aplicar palestras neste sentido, porque nesta última edição pude aplicar conceitos fundamentais de matemática, física e processamento, o que é fundamental para desenho e instalação de sistemas. O lançamento do software de predição em 3 Dimensões foi outro assunto muito importante no Seminário. Com esta ferramenta poderemos fazer predições mais eficazes e isto possibilita que nossa margem de eficiência seja compatível com os fabricantes mundiais.
Backstage - Descreva o novo sistema de line lançado no Seminário, tais como características, publico alvo, etc. Fernando – A Oneal vem se consolidando na venda de sistema de pequeno porte, principalmente para igrejas e auditórios. O comercial da empresa é muito forte e nossos produtos são encontrados em lojas do ramo de instrumentos musicais. Temos treinado vendedores constantemente e mostrado na prática como funciona desde a elaboração de projetos, tal como o pósvenda, mas ganhamos a confiança do cliente no suporte, trabalhamos muito com indicações de clientes satisfeitos com o resultado. Nesta edição apresentamos uma série de atualizações, dentre elas os novos sistemas bi amplificados, em que o rendimento é superior e há facilidade em melhorar a resposta de fase, curva de resposta, equalização interna, assim como a entrega de uma resposta sonora sem distorções. A diferença do sistema antigo para a nova linha é, em média, 6 a 9 dB SPL; as pessoas ficaram impressionadas com os lançamentos. Outro lançamento importante foram as caixas de subwoofer de 2000W RMS, um modelo com 2 alto-falantes de 15" e outro modelo com 2x18". Backstage - Como a Oneal seleciona os participantes? Fernando - A Oneal não divulga o seminário para o público comum. Nesta edição, tivemos que ampliar a capacidade de público para atender a demanda, deixamos uma fila de espera de fora, porque eram clientes consumidores, ou lojistas que não têm perfil de instalação. As vagas são selecionadas e também é uma estratégia da empresa proporcionar treinamento técnico para que os seminaristas tenham condições de fechar o ciclo da venda que é prospecção, venda, instalação, entrega técnica e pós-venda. Os representantes da empresa passaram por um treinamento especial que focou na apresentação dos produtos, aplicação, elaboração de projetos, aspectos básicos de acústica, elétrica, afinal são eles que têm contato direto com os lojistas, e saber o que a Oneal oferece aos seus parceiros é fundamental para gerar resultado.